A receita original francesa se chama gratin de pomme de terre e é uma iguaria usada em todo o mundo que cada um, com seu dedinho original, pode modificá-la como preferir. Aqui vão algumas dicas, sugestões em 3 receitas práticas para entrar no clima francês:

Bom, vamos combinar em primeiro lugar que a receita tem origem em um país frio e por isso, não é exatamente uma receita light mas podemos fazer as batatas gratinadas apenas com azeite e que não deixa de ser batata gratinada.

Batata gratinada ao forno

Receita original

* 5 ou 6 batatas lavadas e descascadas

* 1 dente de alho

*molho bechamel

* queijo parmesão ralado

* pimenta-do-reino ou salsinha picada a gosto

Receita de bechamel

* 1 litro de leite

* 2 colheres de sopa cheias de manteiga

* 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo

* sal e noz-moscada a gosto.

Em fogo baixo, derreta a manteiga e salpique aos poucos a farinha de trigo sobre a manteiga, mexa até que se forme um creminho levemente dourado. A seguir coloque o leite também aos poucos e vai mexendo vigorosamente até o molho engrossar com o cuidado de não empelotar. Por isso coloque bem aos poucos o leite. Coloque uma pitada de sal enquanto engrossa o molho. Mexa até dar a consistência cremosa. Acrescente noz-moscada e está pronto.

Modo de fazer

Pré aqueça o forno em 200°C. Leve as batatas cortadas em rodelas de 1cm para pré-cozinharem em água fervendo levemente salgada (por uns 10 minutos pois não devem cozinhar muito, devem apenas ficar translúcidas e firmes pois irão ao forno e continuarão cozinhando ali).

Passe o dente de alho cortado no fundo da forma que irá ao forno. Isso dará um sabor leve de alho à receita, mas nada impede que quem goste muito de alho possa espalhar um pouco de alho finamente cortado por entre as batatas.

Depois “unte” o fundo da forma com um pouco de bechamel e vá arrumando as batatas alternando camadas de batata, queijo ralado e bechamel. Capriche no queijo ralado da última camada com o bechamel e leve ao forno para gratinar, ou seja, para ficar dourado e crocante por cima.

A foto abaixo fui eu quem fiz, eu coloco pimenta-do-reino mas é opcional, quem quiser pode colocar salsinha finamente cortada.

foto

Dicas

Nesta receita, não coloque tanto molho bechamel visto que as batatas estão pré-cozidas. Elas não precisam “nadar” no molho que servirá apenas para gratinar as batatas.

O pré-cozimento das batatas serve para economizar o tempo delas no forno. Mas uma outra forma seria deixar que as batatas cozinhassem no próprio bechamel, mas levaria bastante tempo para isso (uma hora mais ou menos) e a dica seria colocar no início do cozimento uma folha de alumínio e retirará-la depois para gratinar.

Também tem gente que coloca rodelas de cebola ou alho-poró junto às batatas. Fica bom mas depende do gosto.

Batata gratinada vegana

Veganos também podem se aventurar na receita acima usando leite vegetal e creme vegetal.

* 4 xícaras (chá) de leite de soja

* 2 colher de creme vegetal

* 2 colheres de farinha de trigo

Leve ao fogo uma panela com 3 xícaras e meia de leite de soja com 2 colheres de sopa de creme vegetal por uns 5 minutos. Assim que ferver, junte a farinha de trigo dissolvida em meia xícara de leite de soja mexendo sem parar até começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela. Use este molho no lugar da bechamel tradicional para gratinar as batatas.

Batata gratinada ao forno com azeite

foto

foto: giallozafferano

Sem leite, creme vegetal e sem manteiga tudo fica mais light e a receita de batata gratinada no azeite é também muito mais simples de fazer.

Descasque, lave e corte as batatas em pequenos cubos ou em quatro se forem pequenas.

Coloque-as no refratário salpicando um pouco de sal grosso, sal fino, agulhas de alecrim e uns 2 ou 3 dentes de alho inteiros.

Regue um fio abundante de azeite por cima, mexa tudo muito bem e leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Quando as batatas estiverem cozidas (leva uns 40 minutos mais ou menos, depende do tamanho que elas foram cortadas e também da sua qualidade) aumente o forno para gratinarem e darem aquela dourada crocante por cima.

FALE COM A FAN FM!