Com novas redes sociais surgindo, é comum que os usuários criem desafios que viralizam, e são imitados por milhares de outros, ao se utilizarem dos diversos recursos que as plataformas oferecem. No entanto, alguns são perigosos, e podem causar problemas.

Um bom exemplo disso é o que aconteceu com Larz, um influenciador digital. Em sua conta da rede social TikTok, o usuário causou polêmica após lamber um vaso sanitário no que ele chamou de “Desafio do Coronavírus”.

A atitude, além de ser anti-higiênica e contrariar todas as recomendações de saúde, foi bastante debatida por seus seguidores. Como se pode imaginar, essa infeliz ação teve uma consequência. Larz anunciou em sua conta do Twitter que o “teste para o coronavírus deu positivo”. Em seguida, sua conta foi suspensa.

Há algumas semanas, outra usuária do TikTok gerou revolta na internet quando postou um GIF em que estava lambendo o assento de um vaso sanitário de um avião. Ava Louise, de 22 anos, assim como Larz, associou o feito com o “Desafio do Coronavírus”.

A usuária ainda pediu para que seus seguidores compartilhassem o feito, sob a justificativa de fazer com que “as pessoas saibam como higienizar corretamente um avião”. Mesmo assim, ela foi alvo de diversas críticas em relação ao comportamento.

Alguns internautas apontaram que a influenciadora contraiu “hepatites A, B e C fazendo isso”. Uma seguidora comentou: “Seleção natural, faça seu trabalho”.

Esses são claros exemplos de como as redes sociais podem ser usadas também para prestar desserviços à sociedade. Em tempos de quarentena, então, o perigo é ainda maior. 

FALE COM A FAN FM!