O controle da pandemia de Covid-19 no Uruguai pode levá-lo a ser sede única das partidas restantes de competições restantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), segundo a imprensa local. Reportagem do jornal El Observador desta terça-feira aponta que a possibilidade do país receber a final única da Copa Libertadores ou da Copa Sudamericana em 2022, para a qual a Federação Uruguaia de Futebol (AUF) já se candidatou, poderia ser antecipada para este ano e estendida para a temporada inteira. Conforme a publicação, essa alternativa é um dos planos B da entidade, caso não consiga reconstruir o calendário conforme programado.

Segundo o jornal, esta alternativa foi tratada por líderes que estão dentro da Conmebol e avaliam os passos a seguir com o retorno do futebol, embora não tenha sido oficialmente proposto às federações nem apresentado como uma ideia formal. Até o momento continua em sua posição de retornar às competições de clubes na segunda quinzena de agosto com o calendário interrompido em março.

“A Conmebol continua administrando a data da segunda quinzena de agosto para retomar a atividade”, disse Jorge Casales, membro do Conselho Executivo da AUF, que no final da semana passada participou de uma reunião via Zoom organizado pela Conmebol. Na reunião, ele consultou o que aconteceria se, naquela data, ainda não houvesse trânsito livre entre os dez países que compõem a Confederação, para não gerar uma quarentena em cada viagem.

Uma opção é a realização de torneios em um país, a Libertadores em um e a Sudamericana em outro. “Essa possibilidade veio a nós obliquamente, não diretamente da Conmebol. A percepção é de que, caso não possa ser iniciada naquela quinzena de agosto, essa variante poderá se tornar uma das possibilidades. Porque em virtude dos compromissos que a Conmebol tem, deve terminar a copa este ano para começar no próximo ano na data”, apontou.

Nesse contexto, a atual situação sanitária do Uruguai, em comparação com outros países da região, o posiciona como um possível hospedeiro. No momento da suspensão dos torneios da Conmebol, em 12 de março, a Libertadores estava no meio da fase de grupos e as duas primeiras datas estavam completas. Existem 32 equipes que disputam a corrida nos oito grupos e, em seguida, as duas melhores avançam para a eliminatória. Enquanto isso, a Sul-Americana já havia completado a primeira fase e, em maio, a segunda deveria começar, com uma tabela de 32 equipes.

FALE COM A FAN FM!