Encerrada a colheita da safra 2019/20, na qual foi marcada pela escassez de chuvas, afetando significativamente na produção agrícola de soja da região, é importante ressaltar que os cuidados com a lavoura não param após a colheita.

Durante o período do inverno, é importante que seja realizado o manejo adequado nas lavouras durante esta estação, sendo importante para garantir que a lavoura seja bem estabelecida na safra seguinte de verão.

Uma etapa fundamental para realizar o manejo adequado é o controle de plantas daninhas no pós-colheita, mesmo em áreas que não haverá algum cultivo de inverno. O controle plantas daninhas no inverno traz benefícios como, evitar competição com as culturas implantadas durante a estação (aveias em geral, trigo, pastagens, entre outras), evita a sobrevivência de pragas e doenças, além de entregar a área mais limpa para a próxima safra.

O método mais utilizado para o controle de plantas daninhas é o químico, através do uso de herbicidas. Para isso é necessário identificar qual é a planta invasora que há na área, para a partir daí, escolher o produto ideal para ser aplicado, ou seja, o mais eficiente no controle.

 Outro método importante do manejo adequado durante o inverno é a utilização de culturas econômicas da estação, como trigo, aveia, entre outras. Ou a implantação de culturas com a finalidade de produção de palhada, para proteção do solo, mantendo-o coberto durante o inverno, o que reduz a infestação de plantas daninhas, além de auxiliar na ciclagem de nutrientes, e sendo importante para a rotação de culturas.

POR: DIEGO LOPES

FALE COM A FAN FM!