ACabanha da Divisa, de Cruz Alta, comemorou o nascimento de quadrigêmeos da raça ovina Île de France Puro de Origem (PO), ontem. A espécie é caracterizada por partos individuais, duplos e triplos. Os quádruplos são incomuns, mas não impossíveis e, segundo o veterinário e inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Joaquim Soares Neto, que atende o estabelecimento, ocorrem principalmente quando o animal está em condição nutricional ideal. “A raça tem genes para isso”, afirma. Os filhotes foram concebidos por meio de inseminação artificial por laparoscopia e nasceram de parto normal. Como a ovelha sozinha não consegue alimentar os quatro, a complementação ocorre com leite de vaca.
Nos últimos quatro anos, a cabanha tem acumulado prêmios na Expointer, como um bicampeonato para um animal Île de France e seis grandes campeonatos com diferentes raças numa só edição da feira.
O sócio proprietário da Divisa, Ramiro Oliveira, diz que ainda não sabe se os novos integrantes do plantel poderão entrar para o time dos ganhadores de títulos no futuro. “Vamos ver como será a criação deles”, pondera. “Geralmente animais oriundos de parto individual ou duplo têm mais perspectiva para campeonatos.”

FALE COM A FAN FM!