VIVA O LUTO

Se quem sofreu uma grande perda foi você, saiba que viver o luto é fundamental no processo de superação. Isso significa que não é preciso ignorar os sentimentos que tentam aflorar tão fortemente. Entregue-se ao momento e entenda, por mais difícil que isso pareça agora, que a tristeza vai diminuir com o tempo. Por isso, chore, grite, lamente-se.

Deixar a dor presa só atrasa o sentimento de alívio que, acredite, em algum momento chegará. Se alguém próximo a você está passando pelo luto, dê o espaço necessário para que essa pessoa atravesse o sofrimento inicial do jeito dela, mas esteja por perto quando for necessário: para uma conversa, um abraço ou somente uma presença reconfortante.

 FALE  DA DOR

Em situações tão dolorosas como a perda de alguém querido, algumas pessoas têm o instinto de isolar-se. A tristeza é muitas vezes tão avassaladora que falta ânimo para as mais simples interações com outras pessoas. E ficar sozinho é muito válido ajuda a refletir sobre o que aconteceu e, aos poucos, entender que a sua própria vida continua.

No entanto, é mais fácil enfrentar a falta quando se tem mais gente por perto. Lembre-se de que todos que são próximos estão passando por algo semelhante. Compartilhar o que está sentindo, mesmo a raiva, a incompreensão, revolta, é uma forma de exteriorizar a dor da perda e encontrar apoio em outras pessoas que entendem a sua angústia.

Procure um profissional para lhe ajudar caso não queira falar com amigos, familiares.

 CUIDE DA SAÚDE

É preciso atenção especial quando a dor emocional vem acompanhada de outros sintomas, incluindo dores no corpo e baixa na imunidade. A dor emocional é processada pela mesma parte do cérebro que entende a dor física.

Por isso, prezar pela saúde do corpo é fundamental para evitar que o abatimento seja ainda mais crítico. Tente alimentar-se corretamente, mesmo que não tenha fome ou a sinta em excesso. 

Pratique atividades físicas, convide alguém para lhe acompanhar, os hormônios liberados na prática, como a endorfina, serotonina ajudam muito na sensação de bem estra, humor.

 NÃO QUESTIONE  E RECOMECE

Uma boa forma de lidar com a dor da perda é concentrar-se nos bons momentos vividos ao lado de alguém querido. É importante aceitar a morte como um acontecimento inevitável e natural, não como algo que veio interromper injustamente uma história, mas sim como o fechamento de um ciclo que, certamente, rendeu bons frutos.

Mantenha viva a memória de quem se foi, mas esforce-se para valorizar tudo o que a passagem daquela pessoa acrescentou em sua vida. As palavras de carinho, os abraços apertados, cada experiência compartilhada. 

Não pense que é só com você, não questione o porque comigo. Tente ver que tudo tem um propósito, que algo terá que aprender, reavalie sua vida.

Volte aos seus afazeres cotidianos, ocupe a cabeça e engaje-se em novos projetos. É preciso lembrar que outras pessoas precisam da sua presença de alguma forma, e que você deve a si mesmo a chance de recomeçar.

 NÃO SE CULPE POR SUPERAR O LUTO

Conforme o tempo for amenizando aquela primeira dor arrasadora, você vai começar a perceber o valor de viver a vida novamente. Não se negue isso, parece injusto que aquele alguém querido não possa mais estar aqui para ser feliz e você sim, mas não é. Superar o luto não pode ser visto como motivo de culpa.

Em determinado momento, a tristeza se tornará quase insuportável e você não precisa envergonhar-se de admitir isso. De maneira alguma seu amor será menor, isso só significa que você está reaprendendo a viver mesmo com a falta daquela pessoa .

Seguir esses passos nada mais é do que ter paciência para deixar o corpo, a mente e o coração trabalharem para aliviar a dor da perda. Já ouviu aquele ditado de que o tempo é o melhor remédio? Por mais que a tristeza pareça insuportável agora, esforce-se para vencer um dia após o outro. Aos poucos, a dor vai dar lugar a uma saudade bonita de quem se foi.

E faça o que sentir vontade sem pensar no que as pessoas irão pensar. O momento mais do que nunca é ter você como PRIORIDADE!!

FALE COM A FAN FM!