As promoções anunciadas são, realmente, promoções?
Entenda a relação utilizando o cálculo proporcional
O cálculo proporcional, embora não pareça, é muito utilizado diariamente. Representa equivalência permitindo comparar, aumentar ou diminuir valores de acordo com a necessidade.
Um exemplo prático é a sua aplicação na culinária. Pense em um preparo do qual goste de comer. Normalmente, as receitas indicam quantas porções irão render, mas, nem sempre indicam a quantidade que você realmente necessita. Neste caso, pode ser adaptada sem prejudicar seu sabor. Caso a pretensão seja fazer a metade da receita, deve-se utilizar metade dos ingredientes (conforme a possibilidade destes). Por outro lado, caso o objetivo seja dobrar a receita, a quantidade dos ingredientes deve ser multiplicada por dois.
Parece fácil, mas na prática não é tão simples.
Se você costuma frequentar os supermercados, deve ter percebido o aumento nos preços dos produtos. Assim, a atratividade do segmento advém das ofertas ou promoções diariamente anunciadas. Mas atenção, será que são realmente ofertas? O que pretendo destacar aqui, é a necessidade do uso do cálculo proporcional neste segmento.
Suponha que o quilograma (kg) do queijo mussarela esteja R$ 28,00. Porém, em dias de oferta, seja vendido por R$8,00 a cada 250 gramas (g) já embalado. Intuitivamente, parece um valor promocional. Você considera barato, visto que antes o preço anunciado era maior e agora, os oito reais podem representar um bom desconto.
Utilizando o cálculo proporcional percebe-se que, de 1kg para 250g, houve uma redução de quatro vezes na quantidade de queijo. No caso de uma promoção de fato, o valor do produto deveria ter uma redução maior do que quatro vezes, o que não acontece no exemplo citado.
Entenda: aplicando o valor fictício do queijo de 250g (oito reais) e multiplicando por quatro, obtém-se o preço de R$ 32,00 por kg do produto. Portanto, o valor anunciado como promocional é, na verdade, um aumento de quatro reais por quilograma de queijo. Não configurando uma promoção.
Este é um exemplo isolado, de um único produto e com valores fictícios. Mas se você aplicar este raciocínio nos cards promocionais que recebe, perceberá diversas situações como esta.
Pensando nisso, as promoções anunciadas são sempre PROMOÇÕES?