As operadoras de telefonia celular poderão ativar a internet 5G em Brasília a partir da próxima quarta-feira (6). O conselheiro Moises Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou nesta segunda-feira (4) que o Gaispi, grupo de coordenação da faixa de 3,5 GHz, deve aprovar a liberação da faixa na capital, em reunião extraordinária na terça-feira (5). Com isso, as operadoras estarão liberadas para oferecer o sinal. 

Brasília servirá como piloto para os processos de liberação das demais capitais por já contar com as condições operacionais necessárias. As principais operadoras de telefonia já começaram a implementar uma série de procedimentos para a liberação da internet móvel de 5ª geração.

A tecnologia 5G permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G), por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais. Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real.

Anatel adia prazo e 5G chega às capitais do país em setembro

FALE COM A FAN FM!