Social do dia 09/04

Feira da Agricultura Familiar, na manhã desta terça-feira, (09) na Praça José Bonifácio. Realização Uergs e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)  Foto: Cacau Moraes.

 

O gerente da Rádio Cachoeira , Jacir Somavilla, com o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Carlos Alberto de Moura Moraes, assinando o contrato com a emissora, para a transmissão das Sessões Plenárias do Poder Legislativo, que acontecem nas segundas-feiras, a partir das 14h.

 

O parabéns de hoje é para Márcia Pereira.

 

A alegria da Sofia (Daiane Bavaresco Fotografia)

Sessão solene da Câmara homenageia os 75 anos da SMED na quinta

Câmara Municipal de Vereadores irá realizar nesta quinta-feira, sessão solene em homenagem aos 75 anos da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A sessão ocorre às 19 horas no Plenário Edgar Müller do Palácio Legislativo João Neves da Fontoura e será aberta à comunidade cachoeirense.

A SMED foi fundada em 1948 e teve sua primeira sede na rua Conde de Porto Alegre, esquina com a XV de Novembro, no número 1301. Após quatro mudanças de sede, desde 2010 se encontra no atual endereço: rua Moron, 1013, no prédio do antigo Fórum.

Sessão solene da Câmara homenageia os 75 anos da SMED na quinta

Câmara de vereadores prepara sessão solene no próximo dia 03/07

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul prepara para o próximo dia 03 de julho uma SESSÃO SOLENE ALUSIVA AOS 130 ANOS da Comunidade Evangélica Martim Lutero e do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, às 19h e 30min, no Salão Festas do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, rua Comendador Fontoura nº 302.

Acompanhe nas redes sociais a transmissão da Sessão!

Comissão de Educação promove audiência pública sobre segurança nas escolas

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, através da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, realiza audiência pública, na próxima quinta-feira, dia 27, às 14h, no Plenário Edgar Müller. O evento tem como objetivo debater as ações de segurança nas escolas do Município. Os membros da Comissão são os vereadores Luis Paixão, Jeremias Madeira e Gilmar Dutra.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA? Campanha Novembro Azul / Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul

SINTOMAS INICIAIS 

Os sintomas iniciais não existem praticamente. Espera-se que o paciente inicial do câncer de próstata não tenha nenhum sintoma.    

O diagnóstico é feito por conta das políticas de rastreamento. Por exemplo, todo homem depois dos 50 anos de idade deve ter uma rotina de saúde e ir ao urologista fazer duas coisas: o exame de toque da próstata e apresentar o exame de PSA. 

SINTOMAS AVANÇADOS 

O sintoma urinário que os homens mais notam é a infecção urinária. Queixam de dor para urinar ou dificuldade para urinar, jato mais fraco, sensação da bexiga cheia não conseguindo esvaziar. Isso não significa câncer. No geral, é comum que, depois dos 50 anos, o homem apresente alteração na força do jato urinário. 

Quando existem sintomas que se relacionam ao câncer de próstata, tem a ver com sintomas sistêmicos, como fraqueza, anemia, dor no corpo e também nos ossos. Nesses casos, sempre é bom se consultar com o urologista. 

NOVEMBRO AZUL: CONHEÇA 4 CUIDADOS QUE AJUDAM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA – Campanha Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul

O mês de novembro inicia azul para os homens que precisam ter atenção máxima à prevenção do Câncer de Próstata. O mês é dedicado à saúde masculina, alertando sobre a importância de realizar o check-up anual e estar atento aos sinais que o corpo apresenta com o decorrer da idade.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens. No estágio inicial, muitos pacientes ficam assintomáticos ou, quando apresentam sintomas, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade para urinar ou necessidade de urinar com mais frequência do que o comum.

Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, em situações mais graves, infecção generalizada e insuficiência renal. Também são sinais de alerta a diminuição do jato de urina e a presença de sangue na urina.

O diagnóstico precoce do Câncer de Próstata pode melhorar os resultados do tratamento. Por isso, é fundamental manter os exames clínicos e periódicos em dia e sempre seguir as orientações do médico. Confira, a seguir, quatro cuidados que você deve ter para prevenir a doença.

1. Adote uma alimentação balanceada

Diminuir a gordura na alimentação é muito importante, pois homens com uma dieta rica em alimentos gordurosos podem ter mais chances de desenvolver Câncer de Próstata. Por isso, reduza o consumo de alimentos como óleos, produtos lácteos e carne vermelha.

Outra recomendação é evitar o amido e o açúcar, pois esses alimentos podem desencadear inflamações no corpo. Homens com alto consumo de alimentos como pão branco, arroz, doces e refrigerantes têm 64% mais chances de obter uma forma mais avançada de Câncer de Próstata.

2. Tenha uma vida mais ativa

A dica é fazer ao menos 30 minutos de exercício diariamente. Apesar de todos os tipos de exercício físico serem benéficos, evite atividades que possam causar algum tipo de pressão na próstata, como andar de bicicleta.

3. Evite o consumo de álcool e tabaco

Os excessos devem ser eliminados por quem deseja evitar o Câncer de Próstata e outros males que possam acometer o corpo, sendo um hábito saudável muito importante e de acordo com as dicas recomendadas anteriormente.

4. Visite o urologista regularmente

A consulta ao urologista deve ocorrer anualmente para homens acima dos 50 anos. Se existir algum histórico familiar da doença, é necessário iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.

Serão realizados os exames de rotina, que ajudam a avaliar a presença de algum nódulo logo no início, tornando o tratamento mais eficaz. E lembre-se: utilize os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) oferecidos pela Cemig Saúde e conte com o melhor cuidado para a sua saúde!

Tudo sobre o câncer de mama – outubro rosa!

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

 Os principais fatores são:

Comportamentais/Ambientais

  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.)
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax

Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
  • Não ter filhos
  • Primeira gravidez após os 30 anos
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos

Hereditários/Genéticos

  • Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

Sec. Municipais x Vereadores?

A coisa mais comum entre legislativo e executivo é a cobrança e fiscalização por parte do legislativo quanto ao secretariado. Bom já sabemos!

Parece que em Cachoeira, os dois poderes estão entre tapas e beijos, mais tapas que beijos é bem verdade.

Na tribuna, vereadores cobram mais participação, cobram reuniões, cobram ações.

Na fala, isentam o prefeito, inclusive são bem recebidos, mas quando chega nos secretários….

Claro, não são todos.

Está claro que os vereadores querem que os secretários tenham mais transparência nos seus projetos de execução.

Em outro momento, foi citado em tribuna, que alguns secretários estariam esperando número maior de vereadores pedir o mesmo serviço para depois ligar e dizer: “ó vereador, atendi o teu pedido”. Oportunismo?

Tem vereador que desabafou, disse que não iria mais se calar e que se nada mudasse usaria a tribuna para “por tudo para fora”. Ué sai!

Ficaram curiosos? Assistam a live desta última sessão na página da Câmara, ou ouçam pela Rádio Cachoeira.

Por Rafa Bordinon

FALE COM A FAN FM!