A seção “seguindo” do Instagram desde sempre permite a você explorar a atividade de todas as contas que segue. Por lá, qualquer usuário pode ver quem seus contatos seguiram, quais fotos e vídeos curtiram e em quais postagens comentaram.

Mas depois de muitos anos, a plataforma enfim resolveu remover a seção, que deve desaparecer para os usuários já na próxima atualização do aplicativo que está saindo esta semana. O The Verge aponta que a seção começou a desaparecer silenciosamente para alguns usuários já em agosto, mas agora a empresa confirmou ao BuzzFeed News que a próxima atualização da rede social deve remover de vez esta parte do feed para toda a comunidade.

De acordo com Vishal Shah, chefe de produto da empresa, a decisão de remover a seção veio em virtude da política do Instagram de manter seu aplicativo sempre limpo e simples. O funcionário da empresa lembrou também que muitos usuários sequer sabem da existência da seção “seguindo”, algo que reflete diretamente no fato de ser a parte menos utilizada do aplicativo.

Além das questões de usabilidade, outro ponto que pode ter influenciado, mesmo que a empresa não fale sobre, é o fato da seção “seguindo” ser, de certa forma, um meio para que usuários explorem e persigam outros usuários. A seção, portanto, pode ser um meio de potencializar bullying e relacionamentos abusivos, então.

Apesar de utilizar a simplicidade como argumento, o Instagram parece na verdade estar buscando espaço para implementar suas novas ferramentas, que devem trazer peso para a aplicação. Em setembro, por exemplo, foi descoberto que o Instagram estava trabalhando em uma ferramenta de compartilhamento de vídeos curtos inspirada no TikTok, além de ter confirmado recentemente o lançamento do app derivado Threads. Faz total sentido, então, que a empresa que pertence ao Facebook remova uma ou outra funcionalidade para abrir espaço para as novidades.

b9.com.br

FALE COM A FAN FM!