Dia D da vacinação contra o sarampo é neste sábado

Hoje é o Dia D da vacinação contra o sarampo em todo o Estado. As unidades de saúde estarão abertas até o dia 25 para atender crianças entre seis meses e cinco anos incompletos que ainda não receberam a dose.

A imunização é realizada em todo o Brasil desde o dia 7. Para este sábado, a orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde é que os municípios abram, de forma extraordinária, os postos. Ao todo, são mais de 1,8 mil salas de vacina distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Estado.

Para a campanha, o Estado recebeu do Ministério da Saúde, no último mês, pelo menos 137 mil doses da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba). Isso engloba a cota normal mensal que é recebida, 30 mil doses, mais o quantitativo extra para o evento. A SES alerta que, nessa ação específica, a vacinação não é generalizada. Só serão imunizadas aquelas crianças que ainda não tenham feito a dose ou que estejam com a caderneta incompleta. Ao longo do ano, a meta é que 95% das faixas etárias recomendadas tenham recebido a dose.

O sarampo é uma doença viral, similar a uma infecção do trato respiratório superior. É considerada grave, conforme o Ministério, principalmente no público convocado a tomar a dose. A transmissão ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo daquelas sem imunidade contra o vírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira semana da campanha nacional de imunização registrou um total de 3.103 pessoas vacinadas entre seis meses e 49 anos, na Capital. Desses, 1.513 foram doses feitas no público-alvo prioritário

Notícias Relacionadas

Fiocruz deve entregar mais cinco milhões de vacinas nesta semana!

redefan

NOVO CABRAIS ABRE PROCESSO SELETIVO!

redefan

Rodolffo pode pegar até três anos de prisão após polêmica com racismo no BBB 21!

redefan