Município comemora 23 anos de emancipação político-administrativa com desenvolvimento e progresso

Desde que o seu povo decidiu separar Novo Cabrais de Cachoeira do Sul e Cerro Branco, com o plebiscito realizado em 22 de outubro de 1995, o modesto município que antes de sua emancipação chamava-se Rincão dos Cabrais tem mostrado sua força a cada novo dia. Mesmo que ainda jovem, o município de Novo Cabrais apresenta um enorme progresso e grande perspectiva de desenvolvimento e, por isso, os 23 anos de emancipação são motivos de orgulho para a sua população.

Embora tenha sido realizado o movimento de separação em 22 de outubro de 1995, Novo Cabrais foi declarado município somente em 28 de dezembro daquele ano, através da lei estadual nº 10.658 e publicado no Diário Oficial do Estado em 29 de dezembro. No ano seguinte foi realizada a primeira eleição no município e em 1997 deu início à administração. Neste mesmo ano foi comemorado o primeiro aniversário da cidade. 

De lá para cá o principal sinônimo que define a história do município é crescimento. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que a atual população atual é de 4.196 pessoas distribuídas em 13 localidades espalhadas por 193 quilômetros quadrados, sendo elas Cortado, Potreirinho, Cerrito, Aterrado, Capão do Veado, Rincão da Figueira, Linha Pfeifer, Rincão Bonito, Linha Faxinal, Linha São João, Sanga Funda, Taboão e Várzea. 

Um dos pontos fundamentais para o crescimento do município é a agricultura, tanto que praticamente 85% da população mora na zona rural. Segundo o prefeito André de Lacerda a área urbana de Novo Cabrais vem crescendo em número de habitantes, devido aos investimentos que a administração tem aplicado com novas ruas pavimentadas. Entre elas, a Avenida Rodolfo Buss, que assim que concluída, vai ligar as duas extremidades da cidade com investimento de mais de R$ 1 milhão. 

DCIM\100MEDIA\DJI_0036.JPG

Com olhar atento na expansão da cidade, a administração não deixa de lado o interior, que é responsável por mais de 90% da economia do município. “Estamos investindo muito na cidade, mas também no nosso interior para manter estradas em boas condições e também oferecendo alternativas e oportunidades aos agricultores nas suas produções, através de programas municipais de incentivos, além dos programas de sementes, distribuição de calcário e auxílio com maquinários e materiais para melhorar a infraestrutura das propriedades”, comentou o prefeito André de Lacerda.

Educação como base para o desenvolvimento 

Um dos grandes avanços do município foi e continua sendo a área da educação. Das cinco escolas que possuem atualmente no município, duas foram inauguradas e uma ganhou estrutura totalmente nova nos últimos seis anos. A mais recente, a São Roque, foi inaugurada no ano passado, na localidade do Potreirinho. Em 2013, a Escola Luiz Cerentini, do Cortado, ganhou uma estrutura completamente nova e em 2014 foi inaugurada Emei Nossa Senhora de Fátima – a única creche do município, localizada próximo à prefeitura. 

Além disso, a Escola Edemundo Fontoura da Motta, do Capão do Veado, será ampliada em breve. A obra já está em fase de licitação.  Para o prefeito André de Lacerda, a educação é um dos alicerces para o desenvolvimento do município. “A educação é a base para tudo. Um ensino de qualidade transforma tudo ao seu redor e, sem dúvidas, contribui para o crescimento do nosso município. Por isso, estamos sempre investindo em professores qualificados, oferecendo uma boa estrutura, pois isso é pensar para frente, pensar no desenvolvimento”, destacou o prefeito. 

Turismo e lazer merecem destaque
Além das áreas consideradas essenciais como Educação e Saúde, o município tem conseguido, através de enxugamento no orçamento, investir também em turismo e lazer. Com um dos maiores parques privados do Estado, Novo Cabrais tem sido rota de turistas. Também por conta disso, a administração tem apoiado e sido parceira de todos os tipos de eventos que visam atrair turistas e entreter a população cabraisenses. 

O prefeito André de Lacerda destaca que aguarda com grandes expectativas a inauguração da primeira praça municipal de Novo Cabrais. Antes mesmo da inauguração, que deve ocorrer assim que concluída a pavimentação do espaço, a Praça recebeu o nome de Acido Witeck, uma homenagem ao idealizador do Parque Witeck e a seu filho Henrique que cuida do espaço.

FALE COM A FAN FM!