O fim de ano é marcado por festa e comemoração, mas também por muita preocupação por parte de quem tem cachorro e gato. O tradicional show de fogos de artifício é um verdadeiro martírio para os pets e pode funcionar como gatilho para crises de estresse e ansiedade. No desespero, muitos fogem, têm ataques de pânico, convulsionam e até morrem, especialmente aqueles que sofrem de problemas cardíacos ou de insuficiência respiratória.

Afinal, por que eles sofrem tanto com o barulho?

Nós, humanos, não fazemos ideia do quão desagradável e dolorido é o barulho da explosão dos fogos no ouvido de cachorros e gatos. Acontece que eles têm uma capacidade auditiva muito maior do que a nossa. Enquanto somos capazes de perceber sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz, os bichos conseguem ouvir até 40.000 Hz.

O barulho é tão forte que pode causar danos irreversíveis a eles, segundo alerta o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

De acordo com o médico-veterinário Wanderson Ferreira, do CFMV, os cachorros têm a audição ainda mais sensível do que a dos gatos, mas ambos se sentem em perigo com o barulho dos fogos.  “Os cães sentem muito medo, principalmente quando estão sozinhos, pois são animais de matilha e ficam mais seguros ao lado de outros animais”, explica.

E como ajudá-los?

O recomendável durante a queima de fogos, segundo o veterinário, é deixar o pet dentro de casa, em um ambiente o mais isolado possível do barulho. Também é extremamente importante manter portas e janelas fechadas para abafar o som de fora e evitar fugas.

Ferreira ainda aconselha que os tutores estejam presentes, ajam com naturalidade e não demonstrem medo ou nervosismo, abraçando o animal no momento da queima de fogos. Segundo ele, isso pode passar a mensagem ao pet de que a situação é realmente perigosa e induzi-lo ainda mais ao pânico.

Uma dica que pode funcionar é distrair o animal com brinquedos que ele possa morder ou que ofereçam recompensas, como aqueles soltam petisco ou ração. A ideia é tirar o foco do barulho lá fora.

FALE COM A FAN FM!