Prefeitura Cachoeira do Sul

A Secretária Municipal da Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura e Pecuária apresentaram na manhã desta segunda-feira (04) o projeto que prevê a implantação de barreiras sanitárias em Cachoeira do Sul frente a pandemia do Covid-19. As barreiras sanitárias são mecanismos legais, utilizado pelas autoridades governamentais como medida de prevenção, controle e proteção de um problema.
A proposta prevê a implantação da barreira entre esta quinta-feira (7 de maio) a partir das 6h da manhã até 18h da próxima segunda-feira (11 de maio). O período foi definido em virtude do Dia das Mães, que acontece no próximo final de semana. As barreiras serão colocadas em três pontos fixos: BR 153, na reta do Castagnino, na BR 153, no trevo de Três Vendas e no Km 0 na Estrada das Oliveiras. Em horários alternados a barreira deve estar também no São Lourenço e na Estrada do Bexiga.
Neste período serão abordados veículos de transporte municipal e intermunicipal (ônibus, vans ou similares), veículos de passeio (carros e motos), veículos de carga (caminhões), veículos de tração animal e pedestres que acessam ou deixam a área urbana. Terão prioridade de passagem as ambulâncias e os veículos de segurança pública.

METODOLOGIA – As abordagens terão caráter educativo, orientativo e punitivo, quando necessário. Os veículos serão pulverizados com solução de quaternário de amônio. As pessoas serão informadas sobre a pandemia, devendo obrigatoriamente apresentar documentos e informar dados como nome completo, CPF, ocupação, endereço de origem e destino, motivo da viagem e telefone. Os motoristas e acompanhantes serão submetidos a um questionário com medidas de verificação de seu estado de saúde, aferição da temperatura corporal por meio de termômetro digital infravermelho, constatação de dificuldade de respiração, coriza, tosse seca, dor de cabeça e vômito. Dependendo das respostas, a pessoa será liberada, encaminhada para isolamento domiciliar ou para serviço de saúde.

Uma grande equipe vai se envolver no trabalho

Na manhã desta segunda-feira a Secretaria da Saúde começou a montar a equipe que vai atuar nas barreiras. Um grande grupo de pessoas será requisitada para atender a demanda. Funcionários de todas as secretarias municipais devem ser chamados para atuar nestes 5 dias de barreira. Exército, Brigada Militar, clubes de serviço e empresas privadas também serão convidadas a colaborar tanto na execução efetiva da barreira quanto na doação dos materiais necessários.

Medida pouco simpática mas de resultados positivos

As barreiras sanitárias, apesar de serem vistas como uma forma antipática pela população, é uma forma segura e eficaz para a busca do isolamento social, única maneira que atualmente dispomos de controlar a disseminação acelerada da pandemia do Coronavírus, visto que ainda não temos vacinas, medicamentos ou tratamento com eficácia comprovada contra a doença.
É uma alternativa que exige tempo, recursos financeiros, muita dedicação dos recursos humanos e extrema seriedade, mas uma estratégia que vem demonstrando resultados positivos em vários municípios.

Vantagens das barreiras sanitárias

  • promover e garantir, com maior segurança, as atividades comerciais, indústrias e serviços no município;
  • permitir o trânsito de veículos e pessoas vindos de fora do município, com fins comerciais e sociais, com segurança, e através disso, promover o bem-estar dos cidadãos, reduzindo as limitações e restrições impostas anteriormente;
  • fomentar a operação plena e segura dos comerciantes e prestadores de serviços locais, reduzindo impactos econômicos na cadeia municipal;
  • massiva e instantânea coleta de informações a cerca dos viajantes
FALE COM A FAN FM!