Semana passada o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) divulgou os campeões de produtividade de soja no Brasil na safra 2019/20. Além do campeão nacional, o Cesb premia os produtores campeões em suas respectivas regiões, e também na categoria irrigado.
Na edição desse ano, todos os vencedores colheram mais de 100 sacas por hectare, sendo o campeão nacional levando o título colhendo 118,82 sacas por hectare. Números bem acima da média nacional dessa safra, que segundo a Conab, foi de 55,5 sacas por hectare.
Mas então, como esses produtores conseguem alcançarem essas produtividades? Com base nos cases campeões, que estão disponíveis no site do Cesb, vou comentar alguns fatores que estão diretamente ligados a altas produtividades.
Para se alcançar altas produtividades, não é algo que ocorre de imediato, é um trabalho que deve ser realizado ao longo de várias safras, visando melhorias na parte química, física e biológica do solo.
No case campeão nacional desse ano, um dos fatores que contribuiu significativamente para a alta produtividade foi a utilização de plantas de cobertura e rotação de culturas, sendo utilizada na área vencedora doze culturas nas últimas nove safras.
Além disso, outro fator que esteve presente nos cases campeões foi o manejo ao longo do perfil do solo, melhorando a estrutura do solo, favorecendo com que as raízes se desenvolvam profundamente, aliado é claro da análise de solo, para saber a real situação química do solo, verificar se não a elementos que possam intervir na produtividade, como o alumínio, e realizar a recomendação de calagem e adubação.
Outro ponto que é importante destacar é a distribuição de chuvas ao longo do ciclo da cultura, é importante que sejam bem distribuídas, e que não ocorra déficit hídricos para as plantas. Principalmente nas áreas de sequeiro, onde é fundamental para alcançar altas produtividades.
E por fim, outro fator observado nos campeões, e que vem cada vez mais conquistando espaço na agricultura, é o uso da tecnologia no campo, como a utilização de agricultura de precisão e algoritmos para auxiliar produtores e consultores nas tomadas de decisões.

FALE COM A FAN FM!