A grande estrela é o peru de natal, mas você pode substitui-lo por chester ou bacalhau. Outras receitas servem para incrementar a sua ceia e deixar os convidados com água na boca, como é o caso do lombo recheado, do cordeiro, do tender e do pernil. Algumas famílias gostam de colocar o leitão à pururuca no menu natalino.
Temos duas receitas tradicionais para a sua ceia de natal. Confira:
Uma ceia tradicional pede o peru de natal como protagonista. E você não precisa gastar muito dinheiro para ter essa ave na sua mesa. Aprenda o passo a passo:
Ingredientes
- 1 peru de 5 kg
- 1 laranja
- ½ xícara (chá) de vinho branco
- 100 g de manteiga
- 2 cebolas
- 2 cenouras
- 2 talos de salsão
- 2 folhas de louro
Molho
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 1,5 litro de caldo de legumes (preparado com o peru)
- raspas de laranja
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Deixe o peru fora da geladeira, até descongelar por completo em temperatura ambiente. O processo leva em média dois dias.
- Remova os miúdos do peru descongelado para preparar o molho. Em seguida, transfira a ave para uma tigela e lave com água corrente. Deixe de molho por 10 minutos. Deixe de molho novamente, pois só assim é possível remover o sabor do tempero artificial.
- Coloque a manteiga numa panela e derreta bem. Junte o vinho, deixe aquecer um pouco e desligue o fogo.
- Banhe o peru com essa mistura de manteiga e vinho branco (lembre-se de secar a ave com um pano limpo antes desse processo).
- Transfira o peru para uma assadeira e amarre as coxas com um barbante. Distribua pedaços de laranja nas cavidades da ave.
- Cubra o peito e as asas do peru com um pano de prato limpo.
- Leve o peru ao forno médio pré-aquecido e deixe assar por meia hora.
- Depois dos primeiros 30 minutos assando, coloque as cebolas, cenouras e talos de salsão junto com o peru. Deixe assar por 1 hora e depois retire da assadeira. Numa panela, junte os legumes, 2,5 litros de água e as folhas de louro. Leve ao fogo e deixe cozinhar por uma hora. Descarte os legumes e reserve o caldo para banhar a ave.
- Voltando ao peru! A cada 30 minutos é fundamental retirar a carne do forno e passar a mistura de vinho com manteiga, pois assim a suculência é preservada. Faça isso até completar o tempo de 3 horas. Se a pele da ave estiver dourando muito rápido, a dica é cobrir com papel alumínio.
- Quando o pino levantar, é sinal de que está pronto. Mas, se você deseja verificar o assado de outra forma, experimente furar a coxa do peru com uma faca. Observe a cor do líquido. Se sair sangue é sinal de que ainda está cru.
- Remova o pano de prato, pincele o restante da mistura de manteiga e vinho e leve ao forno para dourar por 10 minutos.
Modo de preparo do molho
Numa panela, derreta a manteiga e acrescente farinha. Mexa sem parar por três minutos, em fogo médio. Junte o caldo de legumes (que foi preparado com o peru). Cozinhe por 15 minutos até engrossar. Para deixar o molho ainda mais gostoso, adicione os líquidos que restaram na assadeira do peru e o vinho. Espere cozinhar por meia hora. Finalize o molho com sal, pimenta-do-reino e raspas de laranja.
Receita de pernil recheado
Você procura uma carne mais barata que o peru para servir na ceia? Então a dica é o pernil recheado, muito popular na mesa dos brasileiros. Acompanhe a receita:
Ingredientes
- 1 peru desossado de 2 kg
- 6 dentes de alho picado
- 2 cebolas
- 3 cenouras picadas em cubos
- 150g de bacon (cortado em palitos)
- 150g de linguiça defumada (em cubos)
- 150g de azeitonas
- ½ copo (americano) de azeite
- ½ copo (americano) de vinagre branco
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- Sal a gosto
- 1 colher (sopa) de sal
- Cheiro verde a gosto
Modo de preparo
Utilizando uma faca afiada, faça furos no pernil. Nesses orifícios, coloque os pedaços de bacon, linguiça, azeitonas e cenouras.
Coloque a cebola, o alho, o azeite, o vinagre, o sal e o cheiro verde no liquidificador. Bata bem.
Espalhe o tempero por todo o pernil e deixe descansar de um dia para o outro (na geladeira).
Coloque o pernil numa assadeira e leve para assar em fogo médio por três horas. A cada meia hora, abra o forno e banhe a carne com o molho da própria assadeira, pois assim a suculência é preservada.
Para conferir se o pernil está bem assado ou não, é simples: espete-o com um garfo. Se sair fácil, é sinal de que está macio e cozido.
Salada Caesar
Quer preparar uma salada saborosa e com lascas de frango no meio? A melhor sugestão é a Caesar. Confira a receita:
Ingredientes
- 1 pé de alface americana
- 2 pés de alface romana
- 1 xícara (chá) de croutons
- 2 filés de peito de frango
- ½ xícara de queijo parmesão ralado
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Suco de ½ limão tahiti
- 1 e ½ colher (sopa) de maionese light
- Sal à gosto
Modo de preparo
- Inicie a receita temperando os filés de frango, com sal, pimenta, ervas frescas e azeite. Aqueça esses filezinhos na frigideira, até dourar dos dois lados. Pique em tiras.
- Numa travessa, coloque as folhas de alface. Em seguida, salpique os croutons, o queijo parmesão ralado e as tiras de frango grelhado.
- Misture o suco de limão com azeite, maionese e sal. Sirva esse molho com a salada.
Dica!
As saladas de natal, com suas diferentes cores e texturas, contribuem com a decoração da mesa da ceia. Veja a seguir algumas imagens inspiradoras para a apresentação dos pratos: