O mês de novembro inicia azul para os homens que precisam ter atenção máxima à prevenção do Câncer de Próstata. O mês é dedicado à saúde masculina, alertando sobre a importância de realizar o check-up anual e estar atento aos sinais que o corpo apresenta com o decorrer da idade.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens. No estágio inicial, muitos pacientes ficam assintomáticos ou, quando apresentam sintomas, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade para urinar ou necessidade de urinar com mais frequência do que o comum.
Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, em situações mais graves, infecção generalizada e insuficiência renal. Também são sinais de alerta a diminuição do jato de urina e a presença de sangue na urina.
O diagnóstico precoce do Câncer de Próstata pode melhorar os resultados do tratamento. Por isso, é fundamental manter os exames clínicos e periódicos em dia e sempre seguir as orientações do médico. Confira, a seguir, quatro cuidados que você deve ter para prevenir a doença.
1. Adote uma alimentação balanceada
Diminuir a gordura na alimentação é muito importante, pois homens com uma dieta rica em alimentos gordurosos podem ter mais chances de desenvolver Câncer de Próstata. Por isso, reduza o consumo de alimentos como óleos, produtos lácteos e carne vermelha.
Outra recomendação é evitar o amido e o açúcar, pois esses alimentos podem desencadear inflamações no corpo. Homens com alto consumo de alimentos como pão branco, arroz, doces e refrigerantes têm 64% mais chances de obter uma forma mais avançada de Câncer de Próstata.
2. Tenha uma vida mais ativa
A dica é fazer ao menos 30 minutos de exercício diariamente. Apesar de todos os tipos de exercício físico serem benéficos, evite atividades que possam causar algum tipo de pressão na próstata, como andar de bicicleta.
3. Evite o consumo de álcool e tabaco
Os excessos devem ser eliminados por quem deseja evitar o Câncer de Próstata e outros males que possam acometer o corpo, sendo um hábito saudável muito importante e de acordo com as dicas recomendadas anteriormente.
4. Visite o urologista regularmente
A consulta ao urologista deve ocorrer anualmente para homens acima dos 50 anos. Se existir algum histórico familiar da doença, é necessário iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Serão realizados os exames de rotina, que ajudam a avaliar a presença de algum nódulo logo no início, tornando o tratamento mais eficaz. E lembre-se: utilize os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) oferecidos pela Cemig Saúde e conte com o melhor cuidado para a sua saúde!