São muitos os fatores que influenciam o nosso bem estar, nossa capacidade de como agir nas situações corriqueiras do dia-a-dia e em nossos relacionamentos. Alguns desses fatores são determinados pelas questões hereditárias e genéticas, outras são produções a partir das escolhas feitas por nossos pais e posteriormente por nós mesmos. Sabemos que o sedentarismo e o consumo de determinados alimentos, bebidas, entre outros nos afetam de forma negativa, aumentando as pré-disposições hereditárias e as desenvolvimento de doenças, alterações na produção de neurotransmissores, modificações metabólicas, levando a problemas de diversas naturezas.
A auto estima é o resultados de como você está, como você se percebe e qual o índice de valores que leva em consideração para o auto julgamento. No entanto, como podemos ter alterações na produção ou atuação de determinadas substâncias como serotonina, dopamina entre outra, podemos perceber ou tomar decisões indesejáveis, que nos levam a ter um quadro de auto estima baixa. A forma como nos relacionamos com outras pessoa, e o quanto nos deixamos influenciar por estas, também podem contribuir para a determinação de nosso julgamento e nossas ações.
Estou acima do peso? Estou infeliz? Tenho amigos? As pessoas gostam de mim? Meus relacionamentos são equilibrados?… estas e outras perguntas são feitas o tempo todo, os porquês das respostas podem ser questionados, mas é o que você faz com o resultado que vai indicar como vai se sentir.
Existem inúmeros estudos na literatura especializada que indicam que exercícios físicos, assim como alimentação saudável contribuem para o aumento e melhoria da ação de neurotransmissores, de hormônios que aumentam o metabolismo, tornando mais efetiva a manutenção do equilíbrio corpóreo, e portanto, nos tornando mais efetivos para todas as situações.
Se tivesse que te dar um conselho sobre estas questões seria: NÃO EXITE EM BUSCAR SEU BEM ESTAR. Utilize o que for necessário, desde a escolha por buscar um profissional na área de saúde que possa te ajudar nesta caminhada, como também na execução da linha de ação que escolheu como vida saudável e ativa. E não esqueça de aproveitar cada passo desse processo, cada conquista deve ser comemorada pois é uma VITÓRIA.

FALE COM A FAN FM!