A lipoaspiração é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil. Ela tem como finalidade remover a gordura localizada, aprimorando, assim, os contornos corporais. Tradicionalmente, a lipoaspiração é executada através da remoção da gordura de uma forma homogênea, ou seja, preserva-se uma quantidade semelhante de tecido subcutâneo em todas as regiões onde ela é realizada. Com o advento das técnicas de lipoaspiração de definição, esse conceito mudou.                                                                                                                                        Um corpo atlético apresenta saliências, as quais representam os músculos debaixo da pele. Através da lipoaspiração de definição, para destacá-los, a gordura é removida de maneira diferente conforme os locais onde é executada. Isso cria um relevo na superfície corporal que permite destacar a musculatura subjacente ou mesmo simular um aumento do seu volume.

Quais são os tipos de lipoaspiração de definição? 

Vamos começar pela técnica pioneira entre as lipos de definição: a lipoaspiração HD (high definition) ou LAD (lipo de alta definição). A lipoaspiração HD (ou LAD), assim como todas as demais alternativas de lipoaspiração, não tem como objetivo o emagrecimento. Assim sendo, além de demarcar as zonas de transição entre os músculos, essa técnica esculpe a gordura como se ela própria fosse parte da musculatura. A lipoaspiração HD apresenta uma indicação mais restrita, pois o candidato precisa ter um corpo já bastante atlético, caso contrário, há a possibilidade de obtenção de resultados muito artificiais. Por isso, o método é principalmente recomendado para pessoas que, mesmo com uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável, não conseguem atingir o grau de definição e o volume muscular desejados.                                                                                                                                 Com vistas a atender uma parcela maior de pacientes e reduzir as chances de resultados estigmatizantes e artificiais, surgiram alternativas à lipo HD, como a lipoaspiração de definição. Esta última é uma mistura entre as técnicas de lipo tradicional e de lipo HD. Nela, ao mesmo tempo em que remove-se difusamente a gordura excedente para que os músculos previamente desenvolvidos com exercícios fiquem aparentes, demarcam-se zonas estratégicas através de um método mais intenso para destacar a musculatura existente em vez de esculpi-la na gordura.

Pós-operatório 

Tão importantes quanto o preparo e a realização da cirurgia são os cuidados no período de recuperação do procedimento cirúrgico. A fim de não comprometer os resultados obtidos na intervenção e de manter a segurança durante a recuperação, o pós-operatório da lipoaspiração de definição exige comprometimento por parte do paciente. Uma cirurgia, independentemente de sua finalidade, seja estética ou não, tem que ser encarada como um procedimento invasivo, que requer reabilitação especializada. Alguns cuidados gerais são fundamentais, como repouso, alimentação equilibrada, hidratação adequada e pouca exposição ao sol, além de consultas de revisão com o seu cirurgião plástico e com um fisioterapeuta especializado. O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, mas, via de regra, os pacientes ficam aptos a realizar praticamente todas as atividades cotidianas que executavam antes da cirurgia entre 10 e 15 dias. Esforços mais vigorosos costumam ser retomados entre 21 e 30 dias. 

A lipoaspiração de definição melhora a silhueta corporal e define o corpo. Isso tende a aumentar a autoconfiança e o bem-estar dos pacientes. Consulte um médico especializado para garantir toda a segurança no procedimento.

O Dr. Mateus Vizzotto é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro internacional da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.

Caso restem dúvidas sobre o procedimento e/ou deseje realizá-lo, agende uma consulta:

Porto Alegre

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 2055 – Petrópolis

Telefone fixo: (51) 3060-9007

WhatsApp: (51) 99995-9007

Cachoeira do Sul

Rua Tiradentes, 855, Sala 409

Telefone fixo: (51) 3724-3587

WhatsApp: (51) 99760-5890

FALE COM A FAN FM!